Iniciativa busca a integração de entes públicos em ambiente único, moderno e acessível, além da redução de custos aos cofres do Estado de São Paulo

Representando a Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades não Governamentais, o Subsecretário de Convênios, Ronaldo Camargo, o Diretor-Geral de Convênios, Manoel Victor, e o Diretor Regional em Ribeirão Preto, Caio Quatrini, visitaram a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para uma reunião com o Secretário-Executivo, Osvaldo Nico Gonçalves. O encontro, que ocorreu hoje (23/04), teve como objetivo apresentar uma proposta de parceria para construção de um complexo em Ribeirão Preto que poderá abrigar as polícias civil, militar e científica.
Na ocasião, o Diretor Regional de Ribeirão Preto apresentou as vantagens da criação deste complexo a partir da integração e facilitação para atendimento ao público. Além disso, o prédio estaria localizado nas proximidades de outros órgãos públicos, como o Escritório Regional de Governo (ERG) – administrado pela Subsecretaria de Convênios –, o Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, a Cidade Judiciária e a Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP).
“Se esta ideia for consolidada, as policias estarão próximas de nós, no ERG, do Posto Fiscal da Fazenda e da PGE. Isso representaria uma integração muito boa para o poder público porque teríamos toda uma estrutura pronta para atender os cidadãos e os gestores municipais”, explicou Caio sobre a relevância de reunir diferentes entes.
A intenção é utilizar um terreno do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que possui cerca de 70 mil m². A tratativa para cessão de uso à SSP deve ser realizada por intermédio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI), devido à expertise que carrega graças ao ERG, que também foi construído em um espaço cedido pelo DER.
Primeiros passos

Ainda no mesmo dia, o Diretor Regional em Ribeirão, por recomendação do Secretário-Executivo da SSP, reuniu-se com o Delegado-Geral de Polícia Adjunto, Gilson Silveira, e o Diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 3), Jorge Amaro Cury, para discutir os detalhes da iniciativa.
Os gestores demonstraram interesse no projeto e destacaram a importância que seria a realização de um complexo capaz de reunir vários órgãos, principalmente devido a economicidade – com redução de alugueis – e a praticidade nos atendimentos em ambientes mais modernos e funcionais.
Segundo Jorge, a criação de um empreendimento que reunisse as diversas entidades públicas é um desejo antigo e que, com a ajuda da SGRI, haverá um ganho de experiências para que saia do papel. “É um sonho criar uma ‘cidade da polícia’. Eu me coloco inteiramente a disposição para discutirmos e trabalharmos nessa proposta”, disse.
Ao final, foi acordado entre os entes uma aproximação e estudo de assinatura de protocolo de intenções para iniciar as visitas técnicas e estudos de viabilidade para construção. “Temos em nosso corpo técnico engenheiros e conhecimento para analisar os projetos. Podemos ver o local e desenharmos a ideia junto com a SGRI. É de nosso interesse e queremos fazer um protocolo de intenção”, destacou Gilson.