Momento promoveu a discussão e integração quanto à preservação do rio e das áreas de mananciais do Tietê

Debater sobre a preservação do rio Tietê e seus afluentes foi o objetivo da Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades não Governamentais ao participar do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, ocorrido na última sexta-feira (28/3), em Birigui/SP. Na ocasião, o órgão foi representado pela diretora do Escritório Regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) em Araçatuba, Elisabete Oliveira, a fim de promover o fortalecimento das parcerias entre o Estado de São Paulo e os municípios, incentivando a conservação das áreas de mananciais.
Durante o encontro, estiveram presentes 22 autoridades de municípios da Região Administrativa de Araçatuba que são banhados pelo rio Tietê para debater a respeito das melhorias que podem ser implantadas para o cuidado dos mananciais. Além disso, os entes municipais e estaduais voltaram seus olhares para sustentabilidade e alternativas verdes para fortalecer suas iniciativas de proteção e manutenção das águas que percorrem o Estado de São Paulo.
Segundo Elisabete, a Subsecretaria de Convênios possui capacidade técnica para executar diversas ações para conscientização da preservação ambiental tanto nas áreas de mananciais, como também no saneamento básico. “Nossa secretaria tem condições de auxiliar esses municípios. Em nosso portfólio temos desde aquisições de equipamentos até a parte de infraestrutura, que podem ser usadas para minimizar e sanar várias situações, auxiliando na preservação ambiental”, explicou.
As cidades que participaram do encontro foram: Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Birigui, Braúna, Castilho, Coroados, Gastão Vidigal, Glicério, Guararapes, Macaubal, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Planalto, Promissão, Santo Antonio do Aracanguá, Sud Mennucci, Tuiúba, Ubarana, Valparaiso e Zacarias.