Gestores discutiram acessibilidade do futuro prédio que reunirá vários órgãos governamentais em um único local

Para atender as demandas de espaço e tirar dúvidas sobre o Escritório Regional de Governo (ERG) em Barretos, o diretor local, Rafael Dutra, reuniu-se no decorrer do mês de fevereiro com engenheiros e integrantes de 10 órgãos do governo. Pontos importantes sobre o espaço de uso coletivo foram esclarecidos durante as sete reuniões. Cada órgão – veja lista abaixo – passou suas futuras necessidades para integrarem o edifício que atenderá 19 munícipios da região.
Participaram dos encontros os representantes do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos (CDA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI Regional Barretos), da SP Águas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da Delegacia Regional de Esportes, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).
A padronização e comodidade do futuro ambiente foi o tema central da reunião que abrangeu questões como o espaço que será ocupado por cada órgão, os locais compartilhados e exclusivos, o estacionamento e a acessibilidade dos servidores e visitantes. Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento do projeto por parte dos engenheiros.
Entre todas as necessidades de cada setor, os participantes deram ênfase para dois pontos a serem considerados no projeto, são eles, salas privativas e espaços para atendimento ao público. Aspectos como esses tornam o local mais flexível, produtivo, acolhedor e reservado, como ressalta o diretor Rafael. “Entender as necessidades de cada serviço é imprescindível para a construção de um ambiente confortável e eficiente para todos, melhorando consequentemente o desempenho das funções e atendendo cada demanda”, disse.
Sobre o projeto
O ERG é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para reduzir gastos e burocracias reunindo diversas Secretarias do governo em um único local. Ele é coordenado pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) – por intermédio da Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades não Governamentais – e conta com três unidades em funcionamento – Bauru, Registro e Ribeirão Preto.
Assim como os ERGs que já estão em operação, Barretos reduzirá custos e burocracias aproximando cada vez mais os munícipios do estado.