Evento na Cidade Universitária, em S. Paulo, reúne representantes da academia, do governo e da indústria para debater os desafios da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, nas iniciais em inglês)

O Subsecretário estadual de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, Ronaldo Camargo, representando o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, participou da abertura do STEAM Day 2024, em 4 de setembro, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária. É a primeira vez que o STEAM Day acontece no País, impactando líderes empresariais, acadêmicos e governamentais, juntamente com talentos e cientistas para formatarem um futuro de inovação, ciência e tecnologia.
Durante sua participação, Camargo destacou os feitos importantes realizados pelo atual Secretário de Estado de Governo de SP como gestor no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – 2016 a 2019 -, de sua passagem pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelos trabalhos realizados atualmente no Estado. “São Paulo é líder em inovação, ciência e tecnologia, é o estado que mais investe nesta área no País, e o governador Tarcísio almeja dar um impulso ainda maior para pesquisa, inovação, tecnologia da informação e incentivo a startups. O Governo de SP está fazendo a diferença neste campo. Juntos, governo, academia e indústria, operando em consonância, impulsionam o desenvolvimento com sinergia e eficiência”, afirmou.
SP incentiva a ciência, a tecnologia e a inovação, fomentando parques tecnológicos, centros de inovação e incubadoras de empresas inovadoras e startups. Tudo isso faz de São Paulo a unidade da Federação mais desenvolvida do país e um espaço privilegiado de trânsito internacional em ciência e tecnologia, como o STEAM Day comprova.
Participaram da cerimônia de abertura o cientista Carlos Nobre; o almirante Alexandre Rabello de Faria, diretor-geral da Marinha brasileira; Tânia Consentino, diretora executiva da Microsoft; Giovani Guido Cerri, presidente do InovaHC: José Roberto Cardoso, presidente do Instituto Internacional de Inovação; Ney Zanella, diretor da sociedade nuclear americana; e Newton Brumer, da Cia Brasileira de Lítio.